segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Concessionária do Lobisomem

Na falta de um, encontrei o casal
Por mais que se duvide ele existe! A criatura maligna pode ser encontrada em qualquer esquina, em lojas, nas ruas, bares e bazares ele sempre está a espreita. Ele é o temível, terrível e cruel Lobisomem. Figura lendária que tira o sono dos velhos matutos e cobre de pavor a juventude pacata com suas espinhas na pele. Época de lua cheia ninguém sai nas ruas depois das dez da noite. Joanópolis (SP) é assim, cravadas nas montanhas na divisa com Minas Gerais, a cidade é conhecida como a Terra do Lobisomem. Andar por lá em noite de sexta feira? Só armado de garruncha e bala de prata no coldre.
Outra tradição de Joanópolis é a imensa quantidade de Fusca e Brasília que roda na cidade, os velhos VW realmente dominam as estradas de chão que levam as propriedades rurais. Lugares onde muitos jipões 4x4 já pediram arrego e enquanto seus donos ligavam para o guincho viam passar uma Brasília ou mesmo um Fusca pelo lamaçal. Mesmo longe das estradas de terra, os moradores da região vão para o centro. Lá fica a igreja e o comércio. Nas ruas o típico barulho dos motores a ar se misturam ao trotar de cavalos num eterno duelo entre o aço das ferraduras e as pedras seculares. Mas não pense que por lá o pessoal é ingênuo. Eles valorizam as tradições e as utilizam como fonte de renda, atraindo turistas que lotam o comércio e atrações como a Cachoeira dos Pretos, distante 18 km da cidade.
O que podemos esperar de um lugar assim? Encontramos vários tipos de lobisomem e uma infinidade de VW. Na beira da estrada que liga Joanópolis a Bom Jesus dos Perdões passei por uma visão surreal. Quatro exemplares de VW expostos para venda na beira da estrada. Os preços variam de R$ 8 mil pedidos pela Kombi aos R$ 4 mil para a Brasília, provando que o dono está plugado aos tempos modernos ele usa em inglês para informar seu phone number.