quarta-feira, 11 de julho de 2018

Tombos bobos acontecem, mas é fácil evitar

Parece brincadeira mas muita gente perde o equilíbrio e cai com a moto parada, não presta atenção se consegue se apoiar e quando vê está no chão. Outra uma falha bastante comum, que costuma derrubar até os pilotos experientes, é deixar de
abaixar o descanso lateral da moto. Conhecido como "pezinho" o componente tem a função de suportar o peso da moto.

Quase impossível
O maior problema ao esquecer de abaixar o descanso é que o piloto só percebe quando a moto começa a tombar. Na maioria das vezes é impossível segurar a moto por conta do peso. Mesmo modelos mais leves, como uma Honda Biz (que pesa menos de 100 kg), pode ser impossível segurar depois de certa inclinação. 

Não se arrependa
Tentar segurar a moto pode causar torções e estiramentos nos músculos e nervos. Muita gente que já sustentou a moto e se arrependeu por conta de dores lombares, nos ombros e também no punho.
A dica mais importante é tomar cuidado e sempre prestar atenção ao parar a moto. Olhar se o chão é liso ou se existe algum buraco. Se estacionar a moto em locais de terra ou na areia certifique-se que o piso consegue sustentar o peso da moto. Em caso de dúvida use um apoio abaixo do descanso lateral. Pode ser pedaço de madeira ou uma lata amassada que já são o bastante.