terça-feira, 17 de julho de 2018

George Clooney bate a moto e faz pouso forçado, mas poderia ter evitado

Por mais experiente que você seja, por mais que já tenha rodado com sua moto, sempre existe algo para aprender. E, muitas vezes, essa lição chega na forma de um susto ou pior um acidente. Um exemplo aconteceu com famoso ator George Clooney, que bateu de frente com um automóvel na manhã do dia 10 de julho (terça-feira) nos arredores de Olbia, na Itália.
Apesar do dia limpo e uma manhã aparentemente calma, existia um fator de risco que não foi considerado pelo ator: o lugar era tranquilo demais. Isso pode parecer uma brincadeira, mas lugares turísticos e manhãs ensolaradas são condições perigosas para o motociclista. Tais condições tendem a criar um clima de relaxamento nos motoristas e pilotos, pois parece que nada "pode dar errado".

George Cloney não teve culpa, mas faltou experiencia
Cloney estava pilotando um scooter e ao passar em um cruzamento colidiu de frente com um Mercedes Benz. O motorista do carro alegou que não viu a moto vindo na sua direção e cruzou a pista entrando à esquerda. Cloney, não teve tempo de usar o freio, bateu e foi projetado no parabrisa.
Por sorte, ele teve ferimentos leves e já saiu do hospital apenas com o joelho machucado. Mas ele poderia ter evitado o acidente. Veja o vídeo.
https://www.youtube.com/watch?v=nCYqI7IMXeE
Apesar de rodar na via preferencial ele deveria ter reduzido a velocidade, prevendo a possibilidade de não ser visto pelo motorista, que já apontou seu carro como se não fosse parar. E realmente foi isso que aconteceu. O motorista alega ter sido atrapalhado pelos reflexos e realmente não ter visto a aproximação do scooter. Outro fator que serviu de alerta era um caminhão que esperava para cruzar a pista. Ou seja, a situação representava um risco real. Claro que isso não é motivo para isentar o motorista da Mercedes de sua responsabilidade no acidente, porém serve de alerta para os motociclistas.
Afinal, não adianta ter razão e acabar no hospital. Infelizmente é preciso levar em consideração a distração e o relaxamento dos motoristas, assim não custa nada reduzir a velocidade e ter certeza que você está sendo visto.