segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Freio da frente salva e não derruba

Muita gente que está tirando sua carta de moto não tem noção da importância e eficiência do freio dianteiro nas motocicletas. Além de não ter noção, o uso do freio dianteiro é desestimulado pelos instrutores, pois existe o risco de queda durante as aulas práticas, feita em baixa velocidade.
Porém o freio dianteiro é fundamental para frenagens em espaços mais curtos e também para manter o controle da motocicleta nos momentos de emergência.
Na hora do susto, ao pisar com força no pedal do freio traseiro, a roda de trás arrasta e a moto percorre um longo espaço e não para. Infelizmente o resultado é uma queda ou pior, o acidente. Veja no vídeo


Para solução do problema, alguns fabricantes instalaram o sistema de freios combinados nos modelos de entrada como a Honda CG 160 e Yamaha Factor e Fazer 150.
Nessas motos, equipadas como freios combinados, sem que o piloto perceba, cada vez que o freio de trás é acionado o freio da frente também entra em ação.
Dessa forma é possível ter uma frenagem mais segura e em menor espaço. Agora, o sistema também está disponível na Honda Twister 250, que ganhou a versão CBS. Veja o vídeo